Aumentar Fonte Diminuir Fonte

Nossos Cursos

1º ao 5º ano E.F. (Ensino Fundamental I):

O atual trabalho do Ensino Fundamental I apresenta um cenário fruto da reflexão e das experiências vividas ao longo dos anos em que esse segmento foi implantado, visando priorizar a importância do processo ensino-aprendizagem na formação de seus alunos nos anos iniciais de suas vidas.

Na condução do processo ensino-aprendizagem buscamos a tarefa de sistematizar o conhecimento, criando uma base para a formação de um indivíduo pleno em suas decisões pessoais e sociais, ampliando sua visão de mundo e desenvolvendo suas capacidades cognitivas, afetivas e sociais.

Nosso propósito é o de sempre apontar metas de qualidade que preparem o aluno a ingressar na sociedade como cidadão participativo, reflexivo e autônomo.

6º ao 9º ano E.F. (Ensino Fundamental II):

O segundo segmento do Ensino Fundamental, conforme proposto pela LDB, Lei de Diretrizes e Bases, objetiva contribuir para a construção da autonomia dos discentes através do desenvolvimento de capacidades específicas.

Busca-se, então, o aprimoramento das práticas: sociais, operativas, assim como as pessoais a fim de formar cidadãos críticos e reflexivos com o embasamento necessário para atuar de forma significativa na sociedade.

9º ano E. F. (Preparatório):

Além dos objetivos comuns a esse ano de caráter terminal, a turma preparatória objetiva capacitar os interessados para enfrentar os desafios, criando uma rotina disciplinar de estudos para que possam alcançar o melhor resultado possível nos exames classificatórios das Instituições Públicas, como CEFET, IFRJ, FIOCRUZ, CAP, PEDRO II, FAETEC. Além disso, o temor ao vestibular e a outros concursos deixam de existir, pois, quando do início do Ensino Médio já terão a perspectiva de se prepararem não só para o Enem, mas, também, para a vida. Durante o período letivo, independente das formas habituais de avaliação, os alunos são submetidos a situações de “SIMULADOS”, baseados nos moldes de concursos anteriores. Para lograr êxito espera-se força de vontade, disciplina e dedicação dos alunos.

“Pobreza é a falta de oportunidade do ser humano para desenvolver seu potencial.” (Jorge Amado)

Ensino Médio:

O Ensino Médio consolida e aprofunda os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, valorizando a formação ética do aluno, o desenvolvimento da autonomia intelectual e o pensamento crítico.

A prática pedagógica possibilita a preparação básica para o trabalho e a cidadania, dotando o educando de instrumentos que lhe permitam compreender os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, permitindo um aperfeiçoamento global mais eficaz para o prosseguimento dos estudos.

Desde a 1ª série desse segmento, os objetivos apontam, também, para a preparação aos diversos concursos de vestibulares. Na 3ª série, há uma intensificação e aprofundamento do trabalho, inclusive em termos de carga horária semanal de aulas. Além do fechamento dos conteúdos inerentes à série, o processo de revisão e reforço dos pré-requisitos é uma constante.

Com base nos moldes de provas oficiais, periodicamente, são realizados “SIMULADOS”, objetivando levar os alunos a um contato mais íntimo com a realidade de tais exames. Esses simulados podem, também, funcionar como referenciais para as médias bimestrais dos alunos em fase de conclusão da 3ª série.

No que se refere à questão do processo de inscrições para os concursos, há uma equipe disponível de Professores/Coordenadores, experiente e treinada para assegurar as informações e encaminhamentos indispensáveis, além de subsidiar com encontros e entrevistas, inclusive com os familiares, visando a um processo mais tranquilo e seguro quando da escolha da futura profissão.

ENEM

Toda e qualquer orientação sobre o “tema” será disponibilizada, pela Coordenação, no decorrer do período letivo, considerando-se a necessidade de, frequentemente, nos atualizarmos frente à eventuais critérios que possam ser alterados.

Acompanhe-nos:
Copyright © 2010 - Colégio Paranapuã - Todos os direitos reservados.

Aviso!

ATENÇÃO: AS NOTAS DO BOLETIM ESCOLAR ESTÃO SUJEITAS A ALTERAÇÕES.