Desde 1975 construindo pontes para uma educação mais democrática, afetuosa e eficiente

Paranapuã: uma sólida história de sucesso na Ilha do Governador

07/09/2023 às 16:11

Segundo a educadora italiana Maria Montessori: “A verdadeira educação é aquela que vai ao encontro da criança para realizar a sua libertação.”
Quando apoiamos os sonhos de nossos alunos, estamos fortalecendo neles a vontade de descobrirem o mundo e a si próprios.
O ambiente escolar deve ser seguro e confortável para que a criança ou o jovem se sinta capaz de dar novos passos em direção à sua liberdade.

Para Albert Einstein: “O segredo da criatividade está em dormir bem e abrir a mente para as possibilidades infinitas. O que é um homem sem sonhos?” No momento que ensinamos ao aluno que ele é o protagonista da sua vida escolar, somos responsáveis por aguçar nele a vontade de descobrir o novo, de olhar os fatos sob novas perspectivas e permitir o acesso a caminhos anteriormente desconhecidos.

De acordo com o filósofo grego Platão: “A primeira e melhor vitória é conquistar a si mesmo.”
Aqui no Paranapuã, desde 1975, formamos alunos para se saírem bem nas provas e concursos, no entanto seria abreviado nos contentar com as muitas aprovações que tivemos nesses anos.
Acreditamos que a formação de caráter, de visão de mundo e as relações humanas criadas foram e são as verdadeiras conquistas durante esses 48 anos de escola.