O Colégio Paranapuã

Quem é cria da Ilha do Governador sabe que o Colégio Paranapuã faz parte da história do bairro.
Tudo começou em 1974, quando o professor Edgard Torres ministrava aulas preparatórias para as escolas militares e pré-vestibular na unidade do antigo Curso Werneck, no bairro da Freguesia.

Um aluno, que era sargento do Corpo de Fuzileiros Navais na época o convidou para conhecer um “cursinho”, que era dirigido por alguns amigos, todos fuzileiros navais: Estevam, Corsino, Alci e Tabosa.
Da visita ao cursinho, surge o convite formal para dar algumas aulas noturnas em turma preparatória para concursos internos da Marinha (formação, aperfeiçoamento e especialização), no período da noite.
O convite foi aceito e, ao encerrar-se aquele ano, outro grande desafio: “Edgard, você não quer entrar na sociedade e abrir o curso no período da manhã e à tarde, para incrementar as turmas preparatórias para as escolas militares e técnicas?”.
Não precisamos nem dizer a resposta a essa proposta, né? A partir daí, nasce o Curso Paranapuã.
Nesses quase 50 anos de história o saldo é altamente positivo. São centenas de alunos que foram preparados para ingressar em diversas instituições militares do país, oficiais de várias patentes até Coronéis (Exército e Aeronáutica) e Capitães-de-Mar-e-Guerra (Marinha).
No plano civil, entre tantos brilhantes profissionais de diversas áreas, destacamos nosso ex-aluno do Curso Paranapuã, Professor Dr. Nival Nunes de Almeida, que atuou como reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) entre os anos de 2004 e 2008.
As glórias alcançadas em todos esses anos dedicados ao ensino humanizado e de qualidade fizeram com que o Curso Paranapuã expandisse para a Educação em todos os níveis, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio e Pré-Vestibular, dando origem ao Colégio Paranapuã (nome fantasia) cuja entidade mantenedora é o Colégio Helena Germano (homenagem à uma figura mítica da Ilha do Governador e mãe de seu fundador).
Hoje o Colégio Paranapuã sente-se orgulhoso em fazer parte da preparação e da vitória de centenas de alunos que foram aprovados nas principais universidades do Rio de Janeiro.
Sejam bem-vindos ao Colégio Paranapuã!

O Colégio Paranapuã

Sejam bem-vindos ao Colégio Paranapuã!