Paranapuã na Fiocruz: Conectando mentes jovens ao futuro através da ciência

Visita técnica à Fiocruz com os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental

Foto: facebook.com/colegiocursoparanapua

No dia 17 de abril de 2024, os corredores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) receberam uma energia especial com a presença dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental do Colégio Paranapuã. Foi uma jornada repleta de aprendizado, descobertas e inspiração.

Conduzida pelos professores Allan Naue, Márcia Müller, Leonora (Coordenadora) e Bárbara (inspetora), a visita à Fiocruz faz parte dos Projetos Culturais de 2024 e foi mais do que uma simples excursão; foi uma oportunidade única de mergulhar nas profundezas do conhecimento científico e tecnológico.

As atividades começaram com uma calorosa recepção por parte dos pesquisadores e profissionais da Fiocruz, que compartilharam suas experiências e conhecimentos com os jovens estudantes. Em seguida, os alunos foram guiados por laboratórios, centros de pesquisa e espaços de experimentação, onde puderam vivenciar de perto o processo científico em ação.

Durante a visita, os alunos tiveram a chance de explorar diversas áreas do conhecimento, desde a microbiologia até a epidemiologia, passando pela saúde pública e pela biotecnologia. Eles puderam observar de perto as técnicas de análise laboratorial, os equipamentos de última geração e as pesquisas inovadoras que estão sendo desenvolvidas na Fiocruz para promover a saúde e o bem-estar da população.

Além disso, a visita proporcionou aos alunos uma reflexão sobre a importância da ciência e da tecnologia para o avanço da sociedade. Eles puderam compreender como o trabalho dos cientistas e pesquisadores da Fiocruz está diretamente relacionado ao enfrentamento de desafios globais, como epidemias, doenças emergentes e questões de saúde pública.

Ao final do dia, os alunos deixaram a Fiocruz com mentes repletas de novas ideias, corações cheios de inspiração e a certeza de que o conhecimento é uma ferramenta poderosa para transformar o mundo.

Que esta visita técnica tenha sido apenas o começo de uma jornada de descobertas e aprendizado contínuo para nossos jovens estudantes, que agora carregam consigo o desejo de fazer a diferença no mundo através da ciência e da inovação.